in

Aprenda como solicitar empréstimo com o saldo do seu FGTS!

Em 2020 foi lançada a modalidade saque-aniversário pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e os trabalhadores que escolherem por ela, ganharam uma opção de linha de crédito. No dia 27 de abril, foi divulgada no Diário Oficialuma resolução regulamentando o crédito e foi referendada pelo Conselho Curador do FGTS no último dia 5 de maio.

Para esse empréstimo, será utilizada a parcela anual do saque-aniversário como garantia. Segundo o Conselho do FGTS, a Caixa Econômica Federal tem 30 dias para definir todos os procedimentos e tornar viável a contratação do crédito por meio dos trabalhadores. Além do mais, os bancos recebem mais 30 dias para começar a oferecer o crédito.

A modalidade de saque-aniversário permite que o usuário faça a retirada de um determinado valor todo ano, sempre no mês de seu nascimento. Esse saque pode ser feito em contas ativas ou inativas. O prazo limite para retirada do valor é até o último dia do mês de aniversário.

Aqueles que fizeram adesão ao saque-aniversário só poderão alterar a modalidade após dois anos.

Segundo o Ministério da Economia, essa nova medida pode injetar cerca de R$ 100 bilhões no país durante os próximos quatro anos.

Nesta linha de crédito, esses recebíveis se tornam uma espécie de garantia em caso de inadimplência, e por esse motivo, é possível criar um empréstimo com taxa de juros mais baixa.

Desde que foi criada, a lei para saque aniversário já previa sua utilização para empréstimos consignados, mas só agora foi autorizado, pois precisava ser regulamentado.

Como solicitar empréstimo com saque aniversário

De início, a solicitação deverá ser realizada presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Por conta da pandemia, é possível que logo mais seja lançada uma forma de efetuar a solicitação de forma online.

Muitos serviços da Caixa já estão sendo realizados totalmente de forma digital, por isso é importante aguardar para saber mais.

Fonte: via